Requisição de Corte/Poda de Árvores
Requisição de Corte/Poda de Árvores
Publicado em 26/08/2025 10:11 - Atualizado em 26/08/2025 10:27
Objetivo
Estabelecer procedimentos formais para solicitar corte ou poda de árvores em áreas públicas ou privadas, com análise, vistoria, aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA) e eventual taxa/compensação ambiental.
Abrangência
Aplicável a todos os munícipes (pessoas físicas ou jurídicas) dentro do perímetro urbano.
Documentação necessária
- Requerimento preenchido (dados do solicitante, imóvel, descrição, localização, justificativa).
- Link do Formulário: Acessar Formulário
- Foto(s) da(s) árvore(s)
Se proprietário for pessoa física
- Cópia de documento de identidade do proprietário do imóvel.
- Caso quem assine o formulário seja seu representante legal, apresentar adicionalmente:
- Cópia de procuração autorizando-o a representar o proprietário do imóvel;
- Cópia de documento de identidade do representante legal.
Se proprietário for pessoa jurídica
- Cópia de CNPJ do proprietário do imóvel.
- Cópia de documento que comprove que quem assinou o formulário é um representante legal da pessoa jurídica proprietária do imóvel.
- Cópia de documento de identidade do representante legal da pessoa jurídica proprietária do imóvel.
- Caso o imóvel pertença a condomínio, apresentar adicionalmente:
- Cópia de ata de assembleia de condomínio com deliberação sobre a abertura de solicitação de corte/poda da(s) árvore(s) e concordância da maioria dos condôminos.
- Comprovante de pagamento da taxa de expediente emitida pelo Departamento de Cadastro (será emitida após preenchimento do formulário).
- Caso o motivo da solicitação de corte/poda de árvore(s) seja construção, apresentar cópia do Projeto assinado por Profissional habilitado.
Envio da documentação
Presencial
Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada atualmente na Rua 21 de abril, n° 70 – Bairro Nossa Senhora Aparecida, neste município, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.
Importante: nas semanas em que houver reunião do CODEMA, os pedidos de corte ou poda de árvores serão aceitos somente até a quinta-feira daquela semana, a fim de viabilizar a análise prévia e o encaminhamento adequado à pauta do Conselho.
Digital
E-mail: codemasgp@gmail.com
WhatsApp: (37) 9 2000-6332
Análise técnica e vistoria
- Análise do processo por técnico da Secretaria de Meio Ambiente.
- A vistoria presencial pode ocorrer a critério do analista ou CODEMA, especialmente se houver dúvidas, imagens insuficientes ou necessidade de avaliar compensação ambiental.
- Deliberação do CODEMA: Aprovação expressa necessária para continuidade do processo.
Taxa e compensação ambiental
Taxa de expediente: 5% da UFM por árvore, na mensuração da solicitação.
Compensação ambiental: pode ser exigida após aprovação conforme avaliação do CODEMA (ex.: plantio de mudas proporcionais ou doação de mudas ao Viveiro).
Execução do corte/poda
Só após pagamento da taxa, cumprimento da compensação (quando aplicável) e emissão de autorização formal assinada pelo Presidente do CODEMA.
Serviço deve ser realizado por profissional qualificado, seguindo normas de segurança e legislação ambiental.
Responsabilidade pelos custos, mão de obra, equipamentos, resíduos e destinação é do requerente; a Secretaria e CODEMA não se responsabilizam por danos decorrentes de execução inadequada.
Lembrando que o não cumprimento pode resultar em indeferimento ou penalidades.
por Assessoria de Comunicação