Ação de Controle do Caramujo-Africano
Ação de Controle do Caramujo-Africano
Publicado em 18/12/2025 13:53
Foi realizada uma ação de combate ao caramujo-africano (Achatina fulica) na comunidade Prata de Cima, em nosso município, que enfrenta uma infestação do molusco.
A ação foi realizada sob a supervisão da médica veterinária do município, Isabella Leite, com a atuação dos Agentes de Endemias e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Além da catação, foi feita a conscientização da população local sobre os riscos à saúde pública e as formas corretas de manejo, prevenção e descarte. Após a coleta, os caramujos foram incinerados de forma segura, conforme as orientações técnicas.
Importante saber:
O caramujo-africano causa prejuízos ambientais e representa risco à saúde, podendo transmitir doenças como a meningite eosinofílica, principalmente por meio de alimentos contaminados.
Orientações à população:
* Utilize luvas ou sacos plásticos para manusear os caramujos.
* Não toque nos moluscos diretamente.
* Mantenha quintais e jardins limpos e sem entulhos.
* Higienize verduras, legumes e frutas (30 minutos em solução de hipoclorito de sódio a 1%, seguida de lavagem em água corrente).
Formas corretas de eliminação:
Incineração dos caramujos e ovos, com trituração das conchas.
Esmagamento das conchas e enterramento com cal virgem.
Trituração das conchas e imersão em solução de cloro por 24 horas.
Não é recomendado o uso de sal ou produtos químicos.
A trituração das conchas evita que se tornem criadouros de mosquitos.
Seguimos firmes no compromisso com a saúde pública, o meio ambiente e o cuidado com a nossa população. Porque a hora de cuidar do nosso povo é agora!
por Assessoria de Comunicação